Nesse artigo iremos discutir como se comportar numa perícia médica judicial. O que é, como funciona,  presença do advogado, duração  e importância do assistente técnico na perícia médica serão discutidos separadamente. (Ver O Que É Perícia Médica?Perícia Trabalhista Como Funciona?Advogado Pode Acompanhar Perícia Trabalhista?Quanto Tempo Demora Uma Perícia Trabalhista? e Importância Do Assistente Técnico Na Perícia Trabalhista)

Dicas De Como Se Comportar Numa Perícia Médica Judicial

Principal pergunta em um consultório de perícia médica. Por ser a primeira experiencia da maioria das pessoas vamos reforçar alguns pontos:

  • Comporte-se naturalmente. Fique calmo e a perícia irá fluir. Pense que você está na consulta do seu médico.
  • Algumas pessoas pensam que perícia médica é um interrogatório, mas na verdade é exatamente o contrário. Ela é uma oportunidade que você tem de demostrar a verdade.
  • Seja educado com o perito. O trate bem mesmo que a reciproca não seja verdadeira. No caso de conflito deixe que seu médico assistente técnico fale no seu lugar.
  • Explique seus problemas com suas palavras. O perito entende que você não conhece os termos médicos, e como poderia? Faz parte da formação medica entrevistar pacientes que usam nomes diferentes dos livros de medicina. Se for necessário ele solicitará mais informações.
  • Responda o que foi perguntado. As vezes o perito pergunta: “Onde dói?”, e o periciado responde sobre o seu relacionamento com a empresa. Eu sei que você está morrendo de vontade de contar tudo para o perito, mas cada coisa na sua hora. A perícia apresenta um roteiro para nada ficar de fora. Foco é o seu melhor aliado.
  • Nunca trapaceie sobre seus sintomas. Se você mentir sobre um único assunto, nem que seja para aumenta-lo só um pouco, o perito irá perceber e tudo o que você disse se tornará mentira. Nunca minta.

Ficou Alguma Dúvida?