A Perícia Médica Judicial é uma novidade para a grande maioria das pessoas. Vou listar aqui os principais erros que são fundamentais para o seu insucesso. Vamos para a lista:

Nesse artigo iremos os principais erros em perícia médica judicial. O que é, como funciona, como se comportar, duração, presença do advogado  e importância do assistente técnico na perícia médica serão discutidos separadamente. (Ver O Que É Perícia Médica?Perícia Trabalhista Como Funciona?Como Se Comportar Em Uma Perícia Médica Judicial?Quanto Tempo Demora Uma Perícia Trabalhista? Advogado Pode Acompanhar Perícia Trabalhista? e Importância Do Assistente Técnico Na Perícia Trabalhista)

Os Principais Erros Em Perícia Médica Judicial

  1. Peritos experientes são habituados com a entrevista pericial e é relativamente fácil reconhecer um mentiroso. Mentir, simular ou aumentar só um pouquinho é a maneira mais fácil de tornar o perito intransigente com a sua causa. Tudo o que você relatou verdadeiramente na pericia vai ser questionado e o laudo provavelmente vai ser desfavorável. Recomendado sempre falar a verdade.
  2. É muito comum em uma perícia médica o periciado levar  centenas de documentos, a maioria sem relevância para o caso, faltando os principais documentos. O médico perito não vai ser capaz de concluir por um diagnóstico e o laudo pericial irá apresentar grandes lacunas. São raros os casos em que o periciado ganha uma segunda chance para apresentar as documentações certas.
  3. O médico que não trabalha com perícia normalmente fornece atestados incompletos. O perito não te acompanhou por toda a sua doença e por isso é impossível entender todos detalhes do seu quadro, como o seu médico, principalmente depois de vários meses do tratamento. O atestado, ou laudo, do seu médico é fundamenta para para o perito produzir um bom laudo. Atestados incompletos somente irá confundir ainda mais o perito.
  4. Cada parte do processo pode levar um médico de sua confiança (assistente técnico) para avaliar a perícia. Isso é muito importante pois o assistente técnico,  por ter  conhecimento técnico em medicina, é o único profissional que consegue confrontar o médico perito. Grandes empresas e seguradoras sempre contratam assistente técnico, pois entendem que não podem depender somente da opinião de uma pessoa. Ser a parte que não contrata assistente técnico te coloca em grande desvantagem.

Ficou Alguma Dúvida?