Perícia Médica, O Que É?

É uma oportunidade que o periciado possui para demonstrar diante ao juiz sua condição de saúde. O médico perito é responsável pela perícia médica judicial e entrega suas conclusões por escrito na forma de um laudo médico. O Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (CRMSC) aprofunda:

“As perícias são diligências feitas para esclarecer, em geral, à Justiça, sobre fatos obscuros ou contraditórios nos autos de um processo.”

Perícia Médica Judicial, Como Funciona?

Como é feito a perícia é discutido em outros artigos. Ver Perícia Médica Judicial, Como Funciona? ou Perícia Trabalhista, Como Funciona?.

Documentos para Perícia Médica

É indispensável levar os originais da identificação e de todos os documentos que comprovem sua doença. Não esqueça de relatório médico e exames. Algumas vezes, após nosso escritório avaliar o caso, indicamos levar o prontuário médico.

Qual a Validade de um Laudo Médico para Perícia?

O laudo comprova a sua condição de saúde na data que foi emitido. Uma das principais questões na perícia é como aquela doença está evoluindo. Se o periciado apresenta um laudo muito antigo, mais de 6 meses, fica difícil avaliar esse ponto. O recomendado é levar o laudo  mais recente.

CUIDADO: não marque a consulta com seu médico muito próximo da perícia. Ele pode desmarcar e você não vai conseguir renovar seu documento.

Valor Honorários Periciais Médico Judicial

Depende muito de cada região e complexidade. Em Brasília os honorários de um médico perito na justiça cível são de R$ 4.500,00 e na trabalhista de R$ 8.000,00.

Como Se Comportar numa Perícia Médica Judicial

Ver Como Se Comportar Numa Perícia Médica Judicial?.

Acompanhar Perícia Médica

Acompanhantes são permitidos somente se estritamente necessários, como por exemplo crianças, surdos ou deficientes mentais.

Advogado Acompanhar Perícia Médica

Ver Advogado Pode Acompanhar Perícia Trabalhista?.

Quesitos para Perícia Médica

Quesitos são as perguntas que o perito deve responder. Bem elaborados, eles são capazes de mudar completamente a direção da perícia médica. Ver mais em Quesitos Perícia Médica, Tudo Sobre!.

Ausência do Reclamante (Autor) na Perícia Médica

O não comparecimento do periciado indica uma falta de comprometimento com o processo, gera custos desnecessários e deixa a justiça mais morosa. O juiz irá avaliar se a ausência foi por motivo legítimo e determina raramente o reagendamento.

Como Saber o Resultado da Perícia Judicial?

Você tem que aguardar o perito anexar o laudo no processo. O tribunal tem um sistema que notifica por e-mail toda movimentação do processo, chama-se PUSH. Basta entrar no site do tribunal que seu processo está e se cadastrar.

Quando o perito anexar o laudo, entre em contato com seu advogado para analisar o processo.

Manifestação sobre Laudo Pericial

Ver Laudo Médico Pericial, Todas Dúvidas Respondidas!.

Assistente Técnico Perícia Médica Judicial

É o profissional contratado pelas partes para amparar nos assuntos técnicos da medicina. Ver mais em Assistente Técnico Na Perícia Judicial (Trabalhista ou Cível).

Como Passar em uma Perícia Médica?

Este site está repleto de dicas. Dê uma olhada principalmente em Como Se Comportar Numa Perícia Médica Judicial? e Os 4 Maiores Erros Em Perícia Médica Judicial.

Depois Da Perícia Judicial, O Que Acontece?

Terminado a fase da perícia médica, o juiz pode ouvir as testemunhas, se houver. Em seguida o advogado anexa as manifestações finais e o processo está pronto (concluso) para julgamento.

Precisa de Um Médico Assistente Técnico?

Nossa empresa é especializada em defesa em perícia médica judicial. Estamos à disposição.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •